Após vinte anos exitosos como advogado tributarista, tomei, em 1999, a decisão de migrar para os métodos adequados de resolução de disputas, consoante os conceitos de um sistema multiportas de acesso à justiça. Investi em inúmeros cursos e pesquisas, bem como na pedagogia e nas respectivas práticas, no Brasil e no exterior. Hoje percebo – ao cabo destes últimos vinte anos – o acerto da decisão. Estamos fazendo história. Os escritórios de advocacia no Brasil vão crescentemente assumindo a gestão de conflitos mediante práticas resolutivas e colaborativas. Estamos conversando mais. Abordagens sistêmicas e multidisciplinares já se fazem presentes.
Tenho viajado para cursos e palestras presenciais e on-line pelo Brasil e exterior, atuado em negociações, mediações e em arbitragens, exercido a docência dos métodos mais adequados à solução de disputas, bem como escrito artigos e participado de obras pessoais e coletivas.
Ministrou vários cursos de negociação e mediação para Magistrados e membros do Ministério Público, no Centro de Formação Jurídica e Judiciária do Ministério da Justiça de Moçambique. É palestrante emérito e professor da Escola Superior da Advocacia/PE.
Autor e coautor de várias obras e artigos científicos.
Professor de Mediação, Negociação, Arbitragem e Hermenêutica Jurídica em graduações e pós-graduações.
Carlos Eduardo de Vasconcelos, Graduado em Direito pela UNICAP, Especializado em Direito Tributário; Mestre em Direito das Relações Sociais PUC/SP (2004); Formação na Universidade de Harvard (EUA) em Problemas de Desenvolvimento Econômico; na Universidade da Georgia (EUA) em Administração de Sistemas de Justiça; na FGV/RJ em Negociação; com Kay Pranis em Círculos de Diálogo; Docente convidado do Ministério da Justiça de Moçambique; Idealizador e Coordenador do Programa de Mediação Comunitária da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos/PE, com implantação de 38 núcleos no Estado (2005/07); professor de mediação, arbitragem, introdução à educação superior e hermenêutica jurídica em cursos de graduação e pós-graduação; Diretor do Curso de Direito da UniFG (2008/2010) e Coordenador das práticas jurídicas e restaurativas; Fundador e Conselheiro Científico do IBJR; membro dos Conselhos Consultivos do CONIMA, do ICFML e da ENAM; Conselheiro da OAB/PE; Membro do Instituto dos Advogados de PE; palestrante emérito e professor honorário da ESA/PE; integrou a Comissão de Juristas nomeada pelo Ministro da Justiça que elaborou anteprojeto da atual Lei de Mediação; mediador dos quadros da CAMARB, CAM-CCBC, CEMAPE e da Câmara da OAB/PE; autor de inúmeros artigos e obras jurídicas, com destaque para “Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas” (6ª ed), São Paulo: Método, 2018.